quarta-feira, 9 de julho de 2008

Como utilizar a Internet na Educação

Segundo o texto o papel do educador é de acompanhar o aluno, incentivá-lo, resolver suas dúvidas, divulgar as melhores descobertas, e que estudem com calma o material gravado. O aluno desenvolve um tema específico de pesquisa sobre a supervisão do educador. Junto com o educando o professor da dicas, tira dúvidas, questiona. Além das aulas, ocorre um estimulante processo de comunicação virtual , junto com o presencial.
É importante que o professor fique atento ao ritmo de cada aluno, às suas formas pessoais de navegação. O professor não impõe; acompanha, sugere, incentiva, questiona, aprende, junto com o aluno.
Ensinar na Internet pressupõe uma atitude do professor diferente da convencional. O professor não é informador, o que centraliza a informação.
A Internet e a tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela nividade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Essa motivação aumenta, se o professor a faz com um clima de confiança, de abertura, de cordialidade com os alunos. Mais que a tecnologia, o que facilita o processo ensino-aprendizagem é a capacidade de comunicação autêntica do professor, de estabelecer relações de confiança com seus alunos., pelo equilibrio, competência e simpatia que atua.
Hoje o momento é tecnológico, é integrar. Integrar a Internet com as outras tecnologias na educação, vídeo, televisão, jornal, computador. Integrar o mais avançado com as técnicas convencionais, integrar o humano e o tecnológico, dentro de uma visão pedagógica nova, criativa, aberta.
A navegação precisa de bom senso, gosto estético e intuição.

2 comentários:

Janara Kuroki disse...

Rosana...
Parabéns!
Continue com esse bonito trabalho.
Abraços

Esoleide disse...

Olá Rosana :)

Que bom ler suas reflexões, continue contribuindo.
Bjkas