sexta-feira, 25 de julho de 2008

Atividade - 09 - A utilização do calc na educação

Uma das ferramentas oferecida pela tecnologia é o calc, que poderá ser utilizada pelo educador na realização de pesquisas quantitativas, na apresentação de gráficos, tabelas e planilhas para questões avaliativas.

Atividade 08 Possibilidades de interação e interatividades na rede mundial de computadores

É importante ter em mente que os computadores e a internet permite ao ser humano de diferentes lugares do mundo se comuniquem entre si, possibilitando uma troca valiosa de informação, de experiência e busca de novos saberes.
O computador quando bem utilizado, ensina o aluno a descobrir e aprender a lidarcom a diversidade e a pluralidade cultural. Aumenta as conexões lingüisticas, as geograficas e as interpessoais. Isto nos afirma que a internet possibilita o tesouro de interações que surgem, com os contatos virtuais, as amizades, trocas constantes de saberes por toda a parte do mundo. Novas páginas de informações e serviços em rede são criadas, e necessário saber garimpar, selecionar as informações, pois elas são inúmeras e os conhecimentos de menos no uso da internet na educação. Hoje há inúmeras possibilidades de interação, de troca de pesquisa, abrindo novos caminhos, novas formas de contato com outras pessoas.
As novas tecnologias oferem oportunidade aos educandos trocarem mensagens, textos, criando uma rede onde produzem materiais e textos para serem trocados com outras pessoas de outros lugares, são recursos que ajudam a socializar e a difundir conhecimentos.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Como utilizar a Internet na Educação

Segundo o texto o papel do educador é de acompanhar o aluno, incentivá-lo, resolver suas dúvidas, divulgar as melhores descobertas, e que estudem com calma o material gravado. O aluno desenvolve um tema específico de pesquisa sobre a supervisão do educador. Junto com o educando o professor da dicas, tira dúvidas, questiona. Além das aulas, ocorre um estimulante processo de comunicação virtual , junto com o presencial.
É importante que o professor fique atento ao ritmo de cada aluno, às suas formas pessoais de navegação. O professor não impõe; acompanha, sugere, incentiva, questiona, aprende, junto com o aluno.
Ensinar na Internet pressupõe uma atitude do professor diferente da convencional. O professor não é informador, o que centraliza a informação.
A Internet e a tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela nividade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Essa motivação aumenta, se o professor a faz com um clima de confiança, de abertura, de cordialidade com os alunos. Mais que a tecnologia, o que facilita o processo ensino-aprendizagem é a capacidade de comunicação autêntica do professor, de estabelecer relações de confiança com seus alunos., pelo equilibrio, competência e simpatia que atua.
Hoje o momento é tecnológico, é integrar. Integrar a Internet com as outras tecnologias na educação, vídeo, televisão, jornal, computador. Integrar o mais avançado com as técnicas convencionais, integrar o humano e o tecnológico, dentro de uma visão pedagógica nova, criativa, aberta.
A navegação precisa de bom senso, gosto estético e intuição.

Atividade 5 Computador como poderoso auxilio em sala de aula

Vivemos em um mundo onde a tecnologia avança a cada segundo e vem possibilitar um número grande de navegadores, onde tem a possibilidade de interagir a ponto de construir textos de diversas formas, todas se encontram conectadas num num contexto dinâmico. O homem tem acesso a produção enorme de conhecimento, este se tornando fragmentados e se perdendo aos poucos a totalidade.
O computador vem como uma ferramenta poderosa que auxilia na modelagem moderna e da robótica como extensão segura para o ser humano, para manipulação na escola.
A educação voltada a cidadania ainda é na prática voltada para as necessidades do mercado de trabalho, tal fato vem explicar o GRANDE AVANÇO NA EDUCACÃO MEDIDA POR COMPUTADOR para dar atendimento as necessidades dos cursos de extensão. Educação produto de consumo sujeito até aos anseios levianos e voluveis do mercado do capital.
No papel de instituição e do professor repensar como escola deve modificar-se e prepara para compartilhar do ciberespaço , refletir a estrutura administrativa dispõem de meios para se tornar economicamente viável.
As aulas do professor preparada com material multimídia, programa de autoria ou LMS, acompanhamento do aluno fora da escola só leva a uma aprendizagem dinâmica e significativa.
Um dos ponto a ser dado mais atenção é a questão da formação descentralizada, muitas vezes não respeita o ritmo do educando leva a educação à raios de construír num produto de consumo, e a uma educação mais barata. Por outro a modelagem facilita a reutilização de conteúdo, disponibilizado, diminui tempo e preparação do material multimidia e redução de custo e hora.
Cabe a escola buscar fontes e meios, não somente para usufruir das tecnologia, mas tambem de se modela administrativa e pedagógicamente quando necessário for.

Atividade 5

domingo, 8 de junho de 2008

Pense!

red sunset
Se uma pessoa passar a vida
toda evitando sofrimento, também
acabará evitando o Prazer que a vida
oferece.